Prefeitura de Barra do Mendes realiza recadastramento de beneficiários do TFD
Processo vai até o dia 19 de fevereiro de 2024.
A Prefeitura de Barra do Mendes, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, convoca aos beneficiários do programa de Tratamento Fora do Domicílio -TFD, que compareçam à Central de Marcação com os documentos pessoais para fazer o recadastramento.
Durante a avaliação dos casos, os pacientes farão a atualização do cadastro no programa, com apresentação de laudo médico. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o objetivo do recadastramento é otimizar os serviços do TFD através da atualização dos dados dos pacientes.
A revisão desses processos é baseada na Portaria nº 55/99, do Ministério da Saúde, que instituiu o TFD e regulamenta o pagamento do benefício.
O procedimento de controle e avaliação dos processos dos pacientes é uma exigência do Ministério da Saúde, que tem como objetivo verificar se os beneficiários do programa permanecem com os pré-requisitos estabelecidos pela lei.
O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde é um instrumento legal que visa garantir, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico a pacientes portadores de doenças complexas ou não tratáveis no seu município de origem
Para o recadastramento, é necessário apresentar RG, cartão SUS do paciente e do acompanhante e cópia do comprovante de residência. Os usuários devem se dirigir à Secretaria Municipal da Saúde em Barra do Mendes no horário das 8h30 às 12h, de segunda a sexta-feira, até o dia 19 de fevereiro de 2024.
Para o recadastramento, devem ser levados os seguintes documentos:
• Laudo médico padrão do TFD
• RG, CPF, Cartão do SUS (paciente e acompanhante)
• Comprovante de residência atual (paciente e acompanhante)
• Declaração de quitação eleitoral (paciente)
• Encaminhamento do procedimento e relatório médico atual
• Biópsia recente.
Os novos interessados em fazer uso do serviço do TFD também devem comparecer para se cadastrar.