Irecê: margens da BA-800, que liga o distrito de Angical, viram depósitos de lixo
Situação revolta moradores de fazendas, sítios e chácaras da região.
Uma cena cada vez mais comum para quem trafega nas rodovias e estradas vicinais do município de Irecê: o descarte irregular de lixo, resto de materiais de construção, além de outros materiais, transformando as margens das estradas em depósitos de lixo a céu aberto.
A situação incomoda e revolta moradores de fazendas, sítios e chácaras da região, além de quem passa diariamente pela BA-800, que liga Irecê ao distrito Angical.
Nos locais onde são descartados, encontra-se de tudo um pouco, desde móveis, restos de materiais de construção a lixo doméstico em sacos, entre outros.
A Prefeitura de Irecê, através da Companhia de Limpeza da cidade – a Clim, pede a essas pessoas que fazem esses descartes irregulares que se conscientizem e evitem esse procedimento para o bem de todos.
Ainda segundo o setor, a culpa pelo lixo em locais proibidos, como terrenos, muitas vezes não é do proprietário do local ou da falta de coleta pela prefeitura, mas sim de pessoas que simplesmente se veem no direito de jogar em qualquer lugar, de modo incorreto.
Além de estar cometendo crime ambiental, o cidadão, que faz o descarte inadequado de lixo em terrenos baldios ou área de preservação, está também colocando a sua saúde e a de seus familiares em risco.
A quantidade de lixo produzido todos os dias é muito alta, fruto de uma população que a cada dia consome mais e não se atém à importância da conscientização sobre o descarte correto dos resíduos sólidos.