Dom Tommaso Cascianelli será homenageado com Título de Cidadão baiano
Religioso esteve por mais de 20 anos à frente da Diocese de Irecê.
No próximo dia 8 de novembro, o Bispo Dom Tommaso Cascianelli, será homenageado com o Título de Cidadão baiano. A Sessão Solene da Assembleia Legislativa da Bahia acontecerá às 9h, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, em reconhecimento aos mais de 20 anos de dedicação do bispo à frente da Diocese de Irecê, onde prestou relevantes serviços à comunidade católica de toda a região.
O Título de Cidadão baiano – concedido por meio de uma proposta do deputado estadual Ricardo Rodrigues – é destinado a pessoas que, embora não sejam naturais da Bahia, prestam serviços de relevância para a comunidade baiana.
Nascido em Capodimonte, na Itália, em 9 de março de 1948, Dom Tommaso Cascianelli deixou sua terra natal em 1980, movido pelo desejo de ser missionário. Conforme relatou o Deputado Ricardo Rodrigues na justificativa da proposição, o bispo inicialmente planejava realizar missões na África, mas foi direcionado pela sua província passionista a servir na Bahia. “Dom Tommaso chegou à Bahia e inicialmente atuou em Itabuna. Posteriormente, foi transferido para Salvador e, em seguida, voltou para Itabuna”, detalhou o parlamentar.
O parlamentar também destacou o papel de Dom Tommaso como orientador espiritual e conselheiro de Irmã Dulce nos últimos anos de vida da religiosa, entre 1987 e 1992. Na época, ainda como sacerdote, Dom Tommaso foi chamado por Irmã Dulce para prestar assistência espiritual ao Instituto Filhas de Maria Serva dos Pobres, em Simões Filho, onde orientava as jovens duas vezes ao mês.
A trajetória de Dom Tommaso teve um novo marco no dia de Pentecostes, quando ele recebeu uma carta do Santo Padre com a nomeação para ser bispo de Irecê. “Após quatro meses de reflexão espiritual, ele aceitou a vontade de Deus e mudou-se para Irecê, onde está há 23 anos”, acrescentou Ricardo Rodrigues.
Desde então, Dom Tommaso vem realizando um trabalho focado na transformação espiritual e no fortalecimento das relações entre os indivíduos e Deus. “Seu compromisso com a fé e com a comunidade de Irecê reafirma a importância de sua atuação, tornando mais do que merecida a concessão do Título de Cidadão Baiano”, concluiu o deputado.