Xique-Xique: produção de mais de 100 mil alevinos recompõe bacia do Rios São Francisco
Ação fortalece segurança alimentar e geração de renda das populações locais.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu a soltura de 110 mil alevinos de curimatã, espécie nativa do Rio São Francisco, em três barragens administradas pela empresa na Bahia. Os peixamentos foram realizados nos dias 22 e 29 de janeiro e têm como objetivo aumentar a quantidade de peixes disponíveis para a pesca nas comunidades do entorno desses reservatórios, fortalecendo a segurança alimentar e a geração de renda das populações locais.
Foram soltos 40 mil alevinos de curimatã na Barragem de Ceraíma, localizada em Guanambi (BA); 35 mil alevinos na Barragem do Zabumbão, em Paramirim (BA); e 35 mil alevinos na Barragem da Cova da Mandioca, situada em Urandi (BA). Todos os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (BA), unidade da Codevasf especializada na reprodução de espécies nativas da bacia do São Francisco.
O curimatã, espécie escolhida para os peixamentos, é altamente valorizada pelas comunidades ribeirinhas e pescadores devido ao seu potencial econômico e ecológico. Além de ser uma importante fonte de alimento, a espécie contribui para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, reforçando a biodiversidade das barragens.
As barragens onde os peixamentos foram realizados são geridas pela Codevasf, que tem como uma de suas iniciativas garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos e pesqueiros na região. A soltura de alevinos é uma prática essencial para recompor os estoques pesqueiros, especialmente em áreas onde a atividade pesqueira é intensa ou onde houve redução populacional de peixes devido a fatores ambientais ou ação humana.
Para as comunidades que dependem da pesca como fonte de subsistência e renda, a iniciativa é vista com grande expectativa. “Essa ação de peixamento gera sustentabilidade para mais de 80 famílias da comunidade do Baú. Esperamos um resultado positivo, gerando lucro e futuro melhor para nossas crianças, além de preservar o meio ambiente e essa água linda que nós temos aqui na Barragem de Ceraíma, onde conseguimos pescar peixes de até 8 quilos ou 10 quilos”, ressaltou o pescador Gilberto Bispo da Silva, presidente da Associação de Pescadores da Fazenda Baú, em Guanambi.
O presidente da Cooperativa Agrícola de Irrigação do Projeto Ceraíma, Marco Antônio Fraga da Silva, destaca que “a ação gera sustento e emprego para a região”. Já a produtora rural Siclei Oliveira Silva, moradora do Distrito de Irrigação do Estreito, em Sebastião Laranjeiras (BA), salienta que “a ação vai beneficiar o projeto e os moradores, contribuindo muito para a renda e alimentação das pessoas, melhorando a qualidade de vida”.
A expectativa é que, em médio prazo, os resultados sejam visíveis, com o aumento da disponibilidade de peixes e a melhoria da qualidade de vida das populações que dependem desses recursos.
“Com essa ação, a Codevasf reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, aliando preservação ambiental e benefícios sociais para as comunidades tradicionais. A iniciativa também demonstra a importância da gestão responsável dos recursos hídricos e pesqueiros, garantindo que as barragens administradas pela Companhia continuem a ser fontes de vida e prosperidade para as populações do entorno”, destacou o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Harley Xavier.