Ações na Policlínica de Irecê buscam o fortalecimento da Atenção Básica na região
Dentre as atividades, está o projeto de educação permanente construído pelo Grupo de Trabalho (GT) da Unidade.
Uma série de ações está sendo pensada para fortalecimento da Atenção Básica na Região de Saúde de Irecê. Dentre as atividades, está o projeto de educação permanente construído pelo Grupo de Trabalho (GT) da Policlínica, composto por membros da Diretoria de Atenção Básica, Central Municipal de Regulação e Policlínica Regional de Irecê.
Na semana de 11 a 14 de março, ocorreu o primeiro encontro, com 42 participantes, para discutir os fluxos regulatórios e protocolos de acesso à Policlínica, tendo como objetivo fortalecer a Atenção Básica como ordenadora da rede e coordenadora do cuidado. Nesse momento foram apresentados os resultados e o aproveitamento das vagas pelos municípios consorciados.
Segundo Fernando Failla, Diretor da Policlínica, desde o início das atividades, foram ofertados aproximadamente 83 mil procedimentos e consultas. Os municípios obtiveram um aproveitamento médio de 72%, sendo a meta para 2019 atingir 90% de aproveitamento.
Além dos encontros presenciais, que estão previstos para ocorrerem a cada dois meses, na última sexta-feira (22), foi realizada a webconferência para apresentação dos resultados, expectativas e fluxos regulatórios da Policlínica, voltada para os trabalhadores da atenção básica dos municípios pactuados com a região. Participaram desse encontro virtual 24 municípios, sendo um espaço importante para a qualificação do encaminhamento da atenção básica. ”Quando a gente afina os discursos, quando a gente se entende mais, as chances da gente aproveitar melhor todos os serviços da policlínica é muito grande”, complementa Failla.