Morre Dr. Aurelino Barreto, médico e ex-prefeito de Barra do Mendes
No início da carreira, Barreto era um dos poucos médicos da região de Irecê e muito se preocupava com a salubridade da população.
Morreu na manhã desta quinta-feira (9) em Irecê o médico e ex-prefeito de Barra do Mendes, Aurelino Alves Barreto, aos 90 anos. Dr. Aurelino morreu no Hospital AMI – do qual foi fundador – devido consequências no agravamento em seu quadro de saúde, por volta das 11h30.
Natural de Barra do Mendes, Aurelino Barreto foi o primeiro prefeito do município no período de 1958 a 1962. Sua segunda administração foi entre 1967 a 1970.
Com mais de 60 anos dedicados à profissão, Barreto formou-se em medicina, em dezembro de 1954, em Salvador. Inicialmente, trabalhou em Barra do Mendes. Em 1972, mudou-se para Irecê, onde montou seu consultório de clínica geral (atualmente Hospital AMI). Na época, era um dos poucos médicos da região. Visitava a zona rural, fazia consultas gratuitamente e muito se preocupava com a salubridade da população
De uma sinceridade que assustava alguns que preferiam se enganar, honesto, humano, crítico e observador atento à realidade local, Barreto exerceu a medicina como sacerdócio. Foi a mesma pessoa simples, sensível, sincera, alegre, no seu trabalho como médico e gestor público municipal.
A Prefeitura de Barra do Mendes decretou luto oficial por três dias em decorrência da morte do médico e ex-prefeito. Em nota, a administração municipal lamenta o ocorrido, “considerando os relevantes serviços prestados” e decide pelo luto oficial de três dias.
O corpo do Dr. Aurelino Alves Barreto está sendo velado na Igrejinha de São Domingos, na Praça da Prefeitura de Irecê. Às 6h da manhã desta sexta-feira (10) será levado à cidade de Barra do Mendes, onde continuará o velório na Câmara de Vereadores local – de acordo com a família.
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, também lamentou a morte do médico Aurelino Barreto. “É com muita tristeza que manifestamos o doloroso pesar pelo falecimento do Dr. Aurelino Barreto, com certeza Irecê e Barra do Mendes perderam hoje, dia 9 de maio, um dos mais renomados médicos de nossa região. Lamentamos profundamente!” – resumiu Vaz.
Da Redação