Cremeb abre sindicância para apurar morte de adolescente em UPA de Irecê
Material será encaminhado para ser analisado por uma comissão especial do Cremeb em Salvador,segundo Césare..
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), por meio da Delegacia Regional de Irecê, informou nesta quinta-feira (18), durante entrevista ao Jornal da Caraíbas, que vai abrir sindicância sobre o caso da morte do adolescente Edson Ferreira da Silva Júnior, 14 anos, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Irecê. O adolescente morreu na última terça-feira (16), após ter recebido atendimento médico e aplicação de medicamento na veia, o que, segundo os pais do adolescente, teria sido um ‘suposto erro’. O delegado regional do Cremeb, Augusto Césare, afirmou que, independentemente de não haver participação de um médico no ato, vai abrir a sindicância, juntamente com a Polícia Civil e o Conselho Municipal de Saúde de Irecê para apurar o caso.
Segundo Césare, a sindicação será instaurada para investigar se houve negligência no caso e aguardará a conclusão do procedimento que será analisado por uma equipe do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), em Salvador. “Nós apenas vamos colher todas as informações, depoimentos, registros prontuários… e encaminhar todo esse material para ser analisado por uma comissão especial do Cremeb em Salvador. Não vamos julgar absolutamente nada por aqui” – disse.
Em nota, a Secretaria da Saúde do Município de Irecê afirmou que lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a família, bem como reitera seu compromisso em oferecer atendimento digno e humanizado aos pacientes e usuários dos serviços públicos de Saúde. “Em respeito à família e aos profissionais envolvidos, nos colocamos inteiramente à disposição dos órgãos legalmente constituídos, como Conselhos de Medicina e Enfermagem, para prestar todas e quaisquer informações, e contribuir para evitar a disseminação de informações equivocadas a respeito dessa lamentável ocorrência” – diz a nota.
Da Redação