Nota de Retratação Pública
"Nossas desculpas a João Dácio Xavier Freitas, homem trabalhador e honesto, que exerce a função de mototaxista na cidade de Irecê" - diz a nota,
O Central Notícia, por intermédio de seu editor-chefe, Luciano Castro, vem por meio da presente nota retratar-se publicamente quanto à matéria veiculada neste site em 17 de junho de 2019, que relatou sobre um assalto em que foram vítimas três mulheres na cidade de Irecê.
No momento da redação da matéria, ao invés de ser colocado o nome do suspeito do crime [Valdeliço da Silva], que supostamente praticou o assalto, foi digitado erroneamente o nome do senhor João Dácio Xavier Freitas que não tinha nada a ver com o delito, cujo nome logo em seguida foi deletado da página do Central Noticia e feito a respectiva correção pelo site. Pedimos desculpas pelo o equívoco a João Dácio Xavier Freitas, homem trabalhador e honesto, que exerce a função de mototaxista na cidade de Irecê, ou seja, é uma pessoa idônea, sem qualquer vinculação ao delito informado naquela matéria.
Como toda atividade humana, o jornalismo não é imune a erros. Os controles existem, são eficientes na maior parte das vezes, mas há casos em que uma sucessão de eventos que vai da pauta à publicação de uma reportagem produz um equívoco. Cada caso é um caso, inclusive nesse caso nos baseamos em informações passadas pelo Cicom, mas que logo em seguida fomos alertados sobre o erro e efetuamos a respectiva correção informando o nome do real suspeito por aquele delito.
A reportagem errou, sem dolo. “Acredito que não ha? fórmula, e nem jamais haverá, que torne o jornalismo imune a erros. Quando eles acontecem, e? obrigação do veículo corrigi-los de maneira clara”, destaca Luciano Castro, editor do site.
É o objetivo desta Carta aos Leitores. Explicar o erro cometido e pedir desculpas ao cidadão de bem o senhor João Dácio e aos leitores do Central Notícia.
Fonte: Central Notícia