Telemetria: Deputada Fabíola propõe call center para consultas sobre o coronavírus
Aposta seria “uma solução fundamental neste momento que evitaria ida dos pacientes com sintomas leves a unidades de saúde.
A deputada estadual e médica, Fabíola Mansur, vai protocolar uma indicação ao governador Rui Costa sugerindo a criação de uma central de Telemedicina para realizar, através de atendimento telefônico, consultas e orientações sobre o coronavírus. Membro da Comissão de Saúde da Alba, Fabíola explica que a central atuaria no formato Call Center e poderia contar com a colaboração de médicos servidores, aposentados e voluntários para realizar o atendimento a pacientes com sintomas leves e tirar dúvidas a respeito da doença, tudo sob a coordenação da Secretaria de Saúde da Bahia. A parlamentar aposta que a Telemedicina seria “uma solução fundamental neste momento porque evitaria a ida dos pacientes com sintomas leves às emergências das Upas e hospitais, reduzindo a superlotação nas unidades e diminuindo os riscos de contaminação”.
Acompanhada da medida, Fabíola Mansur apresentará ainda um requerimento pedindo que o Conselho Federal de Medicina flexibilize as regras da Telemedicina no país e autorize que as consultas e orientações possam ser feitas pelo telefone por médicos devidamente cadastrados e supervisionados pela Sesab.”
“A Telemedicina é fundamental nesse grave momento como uma alternativa para a população que enfrenta uma situação desconhecida e com possibilidades de colapso no sistema de saúde por superlotação das emergências. Através dessa modalidade vamos desafogar as visitas desnecessárias nas unidades de saúde e prestar um grande serviço à população, sobretudo agora com essa chuva de Fake News, que só ajudam a disseminar o pânico e nada contribuem com o problema”, defende Fabíola.
A deputada finaliza dizendo que pacientes com sintomas de gripe leve devem ficar em isolamento domiciliar por 14 dias e apenas irem à emergência aqueles com febre, tosse e falta de ar. “Acreditamos que nesse isolamento domiciliar o Call Center atuaria dando assistência em saúde a esses pacientes, dirimindo dúvidas e possibilitando orientações oficiais por profissionais da saúde”, conclui.
As informações são daAscom/Deputada Fabíola Mansur